Sobre lançar um livro

Foto de Maicon Silveira do evento do lançamento de Origem do Além

Essa história começa em 2007, quando tentei escrever meu primeiro livro, eu tinha 13 anos e é lógico que não deu certo! Mas o que é tão importante nisso? Eu escrevi mais de cem páginas e descobri o prazer da escrita.
Depois dessa experiência comecei a prestar mais atenção nas aulas de português e literatura, e, com isso, descobri o fascínio que eu tenho pela história da literatura mundial e pela língua portuguesa. Durante três anos eu passava incontáveis madrugadas tentando escrever histórias e escrevendo poemas e tudo isso me deu uma ideia: "e se eu fizesse um blog para postar meus poemas?"
Dessa ideia surgiu esse site! Em novembro de 2010 eu fundei o blog Eve Zel e publiquei meu primeiro poema publicamente, chamado Virtuoso.
Foi nesse mesmo mês que me surgiu a ideia para um livro, mas esse precisava ser O livro.
"E se eu escrevesse um livro que os protagonistas fossem os doze signos do zodíaco?"
Essa ideia me intrigou e eu levei muita fé nela. Foi nesse mesmo momento que eu comecei a estudar astrologia feito um louco, mas apenas estudar não era o suficiente. Eu precisava de uma iniciação.
Nesse mesmo mês (novembro de 2010) eu comecei a escrever os sonetos dos signos, decidi fazer na ordem do zodíaco mesmo. Áries foi escrito em novembro de 2010 e Peixes foi escrito em agosto de 2013, finalizando assim essa inicialização de minha ideia. Notem que durante esse período eu não publiquei mais nada aqui no site, a não ser os sonetos que foram vindo, de pouquinho em pouquinho. Isso demorou tanto por uma série de fatores, incluindo trabalho, compromissos e faculdade (e mais compromissos...). Chegou um momento que eu disse a mim mesmo "chega" e recomecei a escrever os sonetos. Terminados esses Sonetos eu poderia começar a pensar em escrever o livro. Assim o fiz.
Quando comecei a escrevê-lo uma série de influências filosóficas e místicas começaram a influenciar-me, pois eu estava muito envolvido com esses temas na época, lia coisas muito pesadas para um jovem de 19 anos compreender, mas eu me esforcei para entendê-las e isso gerou um resultado fantástico para minha obra.
Assim foi criada a cosmologia de Origem do Além.
Uno é uma ideia de Giordano Bruno, o pai da astronomia, qual me inspirei! Essa figura de Deus é tão mais poderosa e sincera do que as que conhecemos.
Por conta disso tudo, essas influências e tudo mais, Origem do Além se tornou uma história totalmente diferente do que tinha planejado em 2010 (ainda bem!), ao invés de ser um romance épico, com guerreiros humanos encarnados nos doze signos do zodíaco eu dei um motivo para a astrologia ocidental e o zodíaco existir em meio de uma vastidão cosmológica rica em detalhes e em mitologia própria.
Eu apenas tinha o final na minha cabeça quando comecei a escrever o livro, mas, minha gente, essa escrita fluiu feito água e a história foi se desenvolvendo conforme eu ia escrevendo, eu gosto de dizer que Origem do Além se escreveu sozinho, eu fui somente um canal.
Tá, sem mais enrolação, um ano depois, no final de 2014 o livro ficou pronto (sim, ele demorou um ano todo para ser escrito, pois eu quis deixá-lo perfeito para mim e para os meus leitores).
Ah, já ia me esquecendo de falar sobre isso, lembram daquele meu livro que eu comecei a escrever quando tinha 13 anos? Pois é, eu queria um ilustrador para ele, e esse ilustrador morava na mesma cidade que eu, Capão da Canoa. O nome desse artista é Izi Molina e eu sempre admirei o trabalho desse cara (na época boa parte do trabalho dele estava exposto na Casa de Cultura aqui da cidade).
Enquanto eu escrevia Origem do Além eu resolvi que o livro precisava de ilustrações, então quem decidiu fazer parte dessa história? Ele mesmo, Izi Molina! Fechamos a minha tão sonhada parceria e embarcamos juntos nessa história.

Eu e Izi juntos no lançamento de Origem do Além, foto por Maicon Silveira.

Terminado o livro e as ilustrações, fiz a primeira revisão do livro com a revisora Maiara Rodrigues e logo mandei o livro para a Biblioteca Nacional, para ter, oficialmente, o direito autoral da obra e das ilustrações.
Alguns meses depois recebi o aviso de que agora, oficialmente, eu obtinha os direitos autorais de Origem do Além, então fui para a parte mais chata da história: as editoras.
Comecei um mutirão de e-mails incansáveis atrás de grandes e pequenas editoras e, gente, não recomendo vocês ficarem tão esperançosos em obter uma resposta boa de editoras, quanto eu fiquei. Eu mandava e-mail todos os dias. Na boa, devo ter mandado e-mail para todas as editoras do Brasil! E vocês acham que eu obtive resposta das editoras grandes? É claro que não! Quer dizer, até recebi respostas, mas falando que os catálogos estavam cheios até 2019 e que eles não queriam arriscar em novos autores nacionais. E quanto as editoras pequenas? Elas responderam? É claro que responderam. Quase que abrupta e prontamente, inclusive. Mas por que eu não fechei parceria com eles? Isso é simples:
Dinheiro, muito dinheiro para lançar um livro.
Depois de um ano inteiro atrás de editoras e com respostas insatisfatórias e logradoras eu resolvi ir atrás daqueles que fazem todo esse trabalho: Os agentes literários.
Bom, resumindo para vocês, uns três agentes queriam agenciar a obra (porque, de fato, eles leram ela) e uma agência quis cobrar para fazer a avaliação do livro (não caiam nessa, isso é furada!).
Logo após uma vídeo conferência eu decidi fechar o agenciamento com a AZO e resolvi que lançaria o livro de forma independente (para tentar assim, através da repercussão do livro, fazer as editoras virem atrás de mim).
Foi um trabalho de mais ou menos um ano também. Toda a parte de diagramação do livro, capa, montar o site, fazer o book trailer e tudo o mais que se possa imaginar! Depois de muito esforço e muita luta chegou o dia.
O dia do lançamento de Origem do Além!

Lançamento de Origem do Além, foto por Maicon Silveira.

Para o lançamento eu fechei parceria para lançar o livro em um pub em Porto Alegre (acreditem, eu tentei fechar parceria com livrarias, mas, para vocês terem noção, eles pedem 50% do valor do que tu vendeste no lançamento para eles e ainda mais exigências absurdas!) e, chegado o dia 30 de abril de 2016 (dia do lançamento) eu e minha família fomos para Porto Alegre, para o lançamento de meu livro!
Além do lançamento eu resolvi fazer algumas coisinhas diferentes, tipo fazer uns posteres para aqueles que comprassem o livro no dia e resolvi fazer três marcadores de páginas diferentes, para ter exclusividade do signo no marcador. Além disso, resolvi levar cosplayers para o evento, é aí que entram as especiais figuras de Giu (Áries), PIME (Leão), Camila (Virgem) e, é claro, minha grande amiga Danielle (Touro).

Criaturas e criador no lançamento de Origem do Além, foto por Maicon Silveira.

Bem, dito isto, o lançamento do livro foi um grande sucesso! Além de amigos e familiares haviam pessoas que foram para o lançamento somente para adquirirem o seu exemplar (tamanha foi a divulgação que fiz pré lançamento). Pessoas totalmente desconhecidas de mim, mas que se maravilharam perante a história única que é Origem do Além.
Mas a lição que fica é a seguinte:
Ser escritor não é algo fácil, é muito mais difícil do que ser a maioria das coisas. Ser um escritor não é só "estou escrevendo um livro, cara". Não! Ser um escritor requer escrever todos os dias, por anos, para assim, ficar preparado para arriscar uma grande obra. Requer estudo, muito estudo. Anos de estudo! Ser escritor não é um dom, assim como ser qualquer coisa. Ser um escritor é ter força de vontade o suficiente para fazer a si mesmo um escritor de verdade. O meu trabalho para ser um escritor não começou com Origem do Além. O meu trabalho para tentar ser um escritor começou quando resolvi criar meu blog e tornar público muitas coisas que escrevo e escrevi. Isso é ser um escritor. A vontade te faz um escritor. O teu dom não cairá dos céus, o teu dom é moldado por ti mesmo!
No final das contas, o lançamento de Origem do Além foi um enorme sucesso. Livros estão sendo vendidos, todos os dias, para todo o Brasil!
Ele ainda não está nas livrarias, mas, tenho certeza, que com tua ajuda, isso será possível!
O livro pode ser comprado aqui.
Vamos fazer história juntos!

Todo mundo feliz com os seus exemplares no lançamento de Origem do Além, foto de Maicon Silveira.





Pages